Transporte de imigrantes no rio Caí

Brava gente!

No ano de 1891, muitos imigrantes italianos entraram no RS, indo para as novas colônias, como Alfredo Chaves (atual Veranópolis), criada em 1885, também chamada PAESE NUOVO.

Neste caso, o caminho a seguir era: Porto Alegre, Lageado, Encantado, rio das Antas, Alfredo Chaves. Mas não haviam estradas!

Então, os imigrantes subiam o rio Guaíba, Rio Jacuí, Rio Taquari (de Porto Alegre a Estrela), cerca de 140 km e 24 horas de viagem rio acima, em balsas e pequenos vapores.

Após isto, o caminho era era difícil, praticamente uma picada no meio da serra e do mato exuberante, como veremos nas próximas publicações.

No capítulo 6 do romance “Quando Meninos Viram Homens”, alguns personagens percorrem o caminho citado com muitas aventuras!

Veja foto de vapor semelhante ao que subia o rio Taquari. Neste caso, é do lado oposto, subindo pelo rio Caí até Montenegro e Porto do Guimarães, São Sebastião do Caí, 1905 (provável). Observe:
a) Vapor Garibaldi, que fazia a linha Porto Alegre – São Sebastião do Caí.
b) Com uma canoa auxiliar, uma tábua serve de ponte para o barco.
c) Sobre ela, três peões descarregam bolsas de cereal e colocam à direita em uma pilha. Quais os palpites (café, sementes, açúcar…) ? Ou seria o contrário, estariam carregando no vapor e os carregadores viraram-se apenas para a foto? Seria milho? Seria trigo?
d) Acima deles, um senhor todo de branco, inclusive o quepe, tem tudo para ser o capitão do barco. Atrás dele, é a cabine de comando.
e) Ao lado deles, no convés superior, alguns passageiros do barco observam a operação.
f) No plano central, carreteiros aguardam para carregar mercadorias e distribuir pela Colônia. Um deles está de pé, em uma pose para a foto.
g) Acima deles, onde está escrito GARIBALDI, é a roda do barco movida à vapor.
h) Bem à esquerda, uma enorme bandeira do Brasil no mastro! Eram patriotas!


Buona sera!

 — andando de vapor no rio Caí em São Sebastião do Caí.

Sem comentários

Poste Um Comentário