No ano de 1891, muitos imigrantes italianos entraram no RS, indo para as novas colônias, como Alfredo Chaves (atual Veranópolis), criada em 1885, também chamada PAESE NUOVO.
Neste caso, o caminho a seguir era: Porto Alegre, Lageado, Encantado, rio das Antas, Alfredo Chaves. Mas não haviam estradas!
Então, os imigrantes subiam o rio Guaíba, Rio Jacuí, Rio Taquari (de Porto Alegre a Estrela), cerca de 140 km e 24 horas de viagem rio acima, em balsas e pequenos vapores.
Após isto, o caminho era era difícil, praticamente uma picada no meio da serra e do mato exuberante, como veremos nas próximas publicações.
No capítulo 6 do romance “Quando Meninos Viram Homens”, alguns personagens percorrem o caminho citado com muitas aventuras!
Veja foto de vapor semelhante ao que subia o rio Taquari. Neste caso, é do lado oposto, subindo pelo rio Caí até Montenegro e Porto do Guimarães, São Sebastião do Caí, 1905 (provável). Observe:
a) Vapor Garibaldi, que fazia a linha Porto Alegre – São Sebastião do Caí.
b) Com uma canoa auxiliar, uma tábua serve de ponte para o barco.
c) Sobre ela, três peões descarregam bolsas de cereal e colocam à direita em uma pilha. Quais os palpites (café, sementes, açúcar…) ? Ou seria o contrário, estariam carregando no vapor e os carregadores viraram-se apenas para a foto? Seria milho? Seria trigo?
d) Acima deles, um senhor todo de branco, inclusive o quepe, tem tudo para ser o capitão do barco. Atrás dele, é a cabine de comando.
e) Ao lado deles, no convés superior, alguns passageiros do barco observam a operação.
f) No plano central, carreteiros aguardam para carregar mercadorias e distribuir pela Colônia. Um deles está de pé, em uma pose para a foto.
g) Acima deles, onde está escrito GARIBALDI, é a roda do barco movida à vapor.
h) Bem à esquerda, uma enorme bandeira do Brasil no mastro! Eram patriotas!
— andando de vapor no rio Caí em São Sebastião do Caí.
Sem comentários