Chegada dos imigrantes em Porto Alegre

Brava gente!

No século 19, após chegarem no porto de Rio Grande-RS, os imigrantes eram transferidos para navios menores, barcaças sem qualquer conforto, e navegavam pela Lagoa dos Patos rumo a Porto Alegre.

Conforme descrito no romance Quando meninos viram homens, em Porto Alegre, eram novamente vistoriados e registrados por uma Comissão de Imigração. Após as formalidades legais, os imigrantes eram alojados em galpões localizados na Praça da Harmonia, onde aguardavam seu destino e seus terrenos.

Para saber mais sobre o livro, clique aqui:https://goo.gl/iiR5m3

Em Porto Alegre aproveitavam para conhecer a cidade que era ainda pequena, em torno de 55 mil habitantes, impressionando-lhes a fartura de comida, frutas e verduras. 

Veja foto de 1900, desembarque de passageiros em Porto Alegre.
Antes da construção do Cais Mauá, havia um trapiche com cobertura de madeira e utilizado para embarque e desembarque de passageiros.
.Na fotografia é possível observar um navio de grande porte(possivelmente do Lloyd Brasileiro), que trazia passageiros do porto do Rio Grande.
. O navio menor é o Vapor Rio Taquary de propriedade da Navegação Arnt, que levava os imigrantes para o interior do Rio Grande do Sul, subindo o rio Taquari até o porto de Estrela e Lajeado.

Buona sera!

 — se sentindo muito feliz em Porto Alegre, Rio Grande do Sul-RS. 

Sem comentários

Poste Um Comentário