Subida dos imigrantes – Porto Guimarães – RS

Brava gente,

No século 19, época em que os meios de transportes estavam condicionados a rústicas carretas tracionadas por bois, mulas e cavalos, a navegação pelos rios Taquari e Caí facilitava o acesso às novas colônias de imigrantes.

Para saber mais sobre o romance ->https://goo.gl/iiR5m3

Era no Porto Guimarães, por exemplo, que chegavam os grupos de imigrantes – ali havia um setor de cadastro dos colonos, que se organizavam para receber os lotes nas localidades de Conde D’Eu (Garibaldi), Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Campo dos Bugres (Colônia Caxias).

Para as colônias mais distantes, subia-se o rio Taquari até Porto de Estrela ou Lajeado e dali, via terrestre até as terras além Rio das Antas, ou PAESE NUOVO (Veranópolis, Encantando, Cotiporâ e outras).

Por esses mesmos portos, iniciou-se o comércio entre a colônia e a Capital, com os barcos à vapor fazendo o transporte de pessoas e mercadorias.

O romance Quando Meninos Viram Homens detalha esta e outras aventuras dos primeiros moradores destas colônias.

Veja foto de 1890 de Porto Guimarães, acervo do Museu Municipal de São Sebastião do Caí-RS:
. Grande movimento de carroças puxadas por mulas e bois.
. O barco atracava em um barranco rudimentar, cujo terreno ficava totalmente enlameado em dias de chuva. Somente em 1888 seria construído um cais em pedra.
. A chegada do trem em 1910 trouxe um declínio na navegação.
. O conforto trazido pela ferrovia, bem como uma capacidade maior de produtos acondicionados em vagões, diminuiu o tempo de viagem e acelerou a relação comercial entre Caxias e Porto Alegre.

Sem comentários

Poste Um Comentário